A luxação patela em cães é uma patologia que pode ser secundária a um trauma, mas normalmente é congênita, ou seja, o paciente nasce com a predisposição a ter luxação patela. Se você suspeita que seu pet está com luxação patela em cães, entre em contato com a Fórmula Pet 24 hs, clínica especializada em atendimentos na área de ortopedista veterinário. Possui veterinários experientes para esse atendimento e outros tipos de fratura em cães.
Não há uma idade específica para a manifestação do problema, muitos pacientes com luxação patela em cães inclusive, podem passar a vida inteira sem que os tutores percebam tal problema. Normalmente, antes do primeiro ano de vida, os sintomas de luxação patela em cães podem ter início.
A luxação patela em cães ocorre quando a rótula sai de sua posição natural. A patela (tampa do joelho) encontra-se em um sulco cartilaginoso no final do fêmur no joelho.
A patela em cães tem a forma de uma amêndoa e sua finalidade é auxiliar na extensão do joelho. A patela reside no tendão do grupo do músculo quadríceps que se liga ao osso abaixo do fêmur, a tíbia. Quando esse grupo muscular se contrai, ele puxa o tendão e a rótula, estendendo assim o joelho. Se a patela é puxada para fora de seu sulco normal com extensão do joelho, é chamado luxação patela em cães. As causas desta condição podem ser congênitas, genéticas e / ou traumáticas.
A luxação patela em cães possui graus e pode, tanto necessitar somente de acompanhamento, quanto de outros procedimentos. A Luxação patela em cães não tem idade para acontecer e, muitas vezes, o tutor nem percebe os sintomas, porém é necessário ter atenção para evitar que se torne crônica levando a danos irreversíveis.
Algumas raças têm predisposição para luxação patela em cães.