Concluímos então que, o advogado civil cuida tanto das pessoas físicas como também das pessoas jurídicas. O advogado é um profissional conhecedor desses outros ramos do direito advindo do Direito Civil. Que está ligado à vida cotidiana de todas as pessoas.
As demais vertentes do Direito Privado, como o Direito do Trabalho, o Direito Comercial e o Direito do Consumidor encontram sua origem no Direito Civil. Sendo dele separados com a finalidade de buscar a proteção a uma das partes. Seja o trabalhador e/ou consumidor), ou o comerciante e/ou empresário.
Bacharel em Direito e autorizado pelas instituições competentes de cada país. O advogado é um profissional liberal que atua em causas cíveis. Representando os legítimos interesses das pessoas físicas ou jurídicas em juízo ou fora dele. Desta forma, o advogado civil defende os direitos civis de seus clientes, sendo essencial para a administração da justiça. Ou seja, o advogado é um instrumento básico para assegurar a defesa dos interesses das partes em juízo.
Advogado civil não significa apenas uma profissão, mas um encargo público. O advogado civilcompõe um dos elementos da administração democrática do Poder Judiciário. Assim, o advogado é como um servidor da Justiça.