Mas essa popularização de aluguel de drone faz pouco tempo, depois de 2010 houve um crescimento expressivo da palavra drone no Google, segundo dados do Google Trends. Com isso o Brasil ficou como o país que mais pesquisa a palavra drone na América Latina.
O aluguel de drone nas produções audiovisuais veio com o intuito de substituir as cenas aéreas que antes eram gravadas de helicópteros. Com os
drones temos facilidade de chegar a lugares, alturas e movimentos que antes não eram possíveis.
A ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil); DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo) e a ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações), criam regras para operações com drones. Para o aluguel de drone é importante que veja alguma delas:
Para segurança os drones só podem ser operados em áreas com no mínimo 30 metros horizontais de distância das pessoas. Assim como os veículos é permitido que cada piloto controle um equipamento por vez.
Aeromodelos com peso máximo de decolagem (incluindo câmera, bateria, etc) até 250 gramas não precisam ser cadastrados à ANAC. Os aeromodelos operados em linha de visada visual até 400 pés acima do nível do solo devem ser cadastrados. Nesses casos, o piloto remoto do aeromodelo deverá possuir licença e habilitação.
Por isso é sempre bom antes dos trabalhos pesquisarem o espaço da gravação, se é necessário algum tipo de autorização, a movimentação de pessoas no local, e planejar tudo para que o alugar drone possa ocorrer perfeitamente.
Existem vários modelos para o aluguel de drone, mas os mais locados são da marca DJI uma marca Chinesa que vem inovando em tecnologia, os modelos Phantom 3 e 4 são os mais comuns em pequenas produções.
Como na Color Bars trabalhamos com segurança o aluguel de drone só ocorre junto com o operador especializado. Orçamos o equipamento mais o operador para garantir o bom funcionamento, a segurança de um bom trabalho e qualquer tipo de dano que venha ocorrer com o aluguel de drone.
Veja também Cobertura de Eventos