O teto mineral é um elemento fibroso e absorvente, porque atende todos os requisitos de sustentabilidade e qualidade. Auxilia no isolamento térmico e no controle acústico, bem como na proteção ao fogo. Por isso, é geralmente usado em construções como teatros cinemas, aeroportos, hotéis e edifícios comerciais.
Classificado como produto não combustível, o sistema de teto mineral é um conjunto de placas de fibra mineral, removíveis e encaixadas em perfis. É uma solução eficaz para isolamento acústico em todo tipo de projeto construtivo.
Uma grande vantagem deste tipo de forro é que podem ser instaladas tubulações de ar-condicionado, porque os circuitos elétricos e outras utilidades entre o forro e a laje, facilitando muito o trabalho de manutenção.
O teto mineral apresenta ótimo isolamento térmico e resistência à incêndios. Dispensa pintura. É imune a cupim, fungo e corrosão.
Devido à sua alta densidade e compactação, o teto mineral possui maior resistência mecânica. Além disso, reduzindo assim os índices de quebras de bordas durante o transporte, armazenamento e instalação. Ideal para absorção e redução de ruídos, sendo instalado com sistema de perfis T clicados.
Há normas técnicas internacionais que são usadas para avaliar o desempenho – norma EM 13501-1(Europa) e ASTM E84-97 (Estados Unidos).
Finalmente, no Brasil, o uso do cumpre a NBR 9442. Contudo, são considerados também parâmetros da norma EN 20140-9 para atenuação sonora e a norma EN ISO 354 para absorção sonora. Além dos ISO 9001, 14001 e 16001.