Há vários tipos diferentes de tumores em gatos, e as chances de cura são grandes quando a doença é diagnosticada em seu estágio inicial. Para um diagnóstico preciso e tratamento adequado de tumores, conte com o Oncologista veterinário da Fórmula Pet 24 hs. Estrutura moderna para o melhor atendimento ao seu animal de estimação. Agende uma consulta com os profissionais da clínica e saiba mais sobre tumores e os tratamentos mais recentes para os animais diagnosticados com a doença.
O câncer em gatos é uma doença que ocorre quando as células do corpo do animal se multiplicam de forma descontrolada, se aglomeram e formam tumores, que podem ser benignos ou malignos. Tumores podem prejudicar o funcionamento do organismo do felino, por isso devem ser tratados da maneira mais adequada pelo veterinário.
Tumores, em seu estado inicial, podem se desenvolver lentamente e provocar sintomas semelhantes aos de outras doenças, o que dificulta diagnosticar o câncer.
Caso seu bichano apresente um ou mais destes sintomas, procure um veterinário.
Além de exame físico, para um diagnóstico seguro, outros métodos podem ser usados, como ecografia; análise sanguínea e realização de raio x, que confirma a localização exata e extensão dos tumores, entre outras avaliações veterinárias. Contudo, para a confirmação do diagnóstico, é feita biópsia do tecido afetado.
A cirurgia é um método seguro para a retirada de tumores. Contudo, é o veterinário que determinará o tratamento mais adequado; se na eliminação total do tumor ou parcial em combinação a tratamento de quimioterapia ou radioterapia.
A radioterapia é um método de tratamento que consiste em aplicar uma radiação externa nos tumores; que tem a capacidade de matar as células tumorais. Número de sessões varia conforme o tratamento. Há possibilidade de efeitos secundários como vômitos, náuseas, a perda de pelo, irritação da pele.
Um dos tumores mais comuns é o linfoma, que está associado ao vírus da leucemia felina.
O carcinoma escamoso oral, semelhante ao de humanos, é comum em gatos. O fibrossarcoma, ou sarcoma de tecido mole, que é um tumor que se desenvolve no músculo; ou no tecido conjuntivo do corpo também é um dos tumores que podem ocorrer. Esse tipo é associado com injeções e vacinas e algumas pessoas chamam de sarcoma no local da injeção.
Outros tipos de tumores também ocorrem, mas são menos comuns, como; tumores de pulmão, tumores cerebrais, tumores nasais, tumores no fígado.