A extração/remoção do dente do siso ou dente do juízo, conhecido também como dente do juízo. Primeiro de tudo é um procedimento cirúrgico da odontologia considerada de maior complexidade.
Da mesma forma, em outros casos são indicados pelo ortodontista (dentista especialista em tratamento com aparelho dentário), por atrapalhar o “encaixe” correto dos dentes.
Como os dentes do siso são os últimos dentes permanentes a aparecer, geralmente não há espaço suficiente em sua boca para acomodá-los. Isto pode fazer com que os dentes do siso fiquem inclusos – dentes presos embaixo do tecido gengival por outros dentes ou osso, ou podendo causar inchaço ou dor.
A cirurgia do Dente do Siso ou Dente do Juizo
A cirurgia de dente do Siso ou dente do juízo, normalmente é realizado pelo cirurgião bucomaxilofacial (dentista especialista em cirurgias de alta complexidade). Conseqüentemente este profissional, mediante avaliação clínica e com adequada avaliação radiográfica (Rx panorâmico), irá apresentar a indicação, considerando alguns pontos:
- Incapacidade de higiene oral local adequada
- Força gerada sobre os dentes vizinhos que possa gerar trauma
- Alteração na mordida
- Inclusão com lesões císticas associadas
- Presença de infeção e/ou inflamação traumática
- Presença de dor associada ou não a DTM (disfunção Têmporo Mandibular – que é um problema na articulação da mandíbula).
Além disso, a não realização da cirurgia do dente do Siso, quando indicada, pode ocasionar transtornos funcionais (alteração na mordida e mastigação). Além de estruturais (perda de osso, formação de cisto, destruição do dente vizinho).
Certamente esses casos devem ser bem avaliados e constatados por um dentista. Não perca tempo, entre em contato com a Allegra Odontologia e tire todas suas dúvidas.
Saiba mais sobre em
Ligue para 11 96172-4207 ou entre em contato por email.