O Serviço de terraplenagem se tornou muito comum com o passar dos anos. Já que o sonho de muitas pessoas são de ter a casa própria ou até mesmo empreender. Portanto com isto, escolher cada detalhe de onde se vai trabalhar ou morar e desenvolver algo personalizado para si é objetivo para muita gente.
Porém, o que pouca gente lembra, é que para iniciar uma construção é necessário atingir algumas etapas iniciais. Estas além de desenhar e erguê-la no terreno, envolvendo outros processos técnicos essenciais para a perfeita execução da obra. Um desses, a terraplenagem.
O que é o serviço de terraplenagem
Terraplenagem um termo comumente usado em construções a fim de definir um nivelamento. Isto é obtido através do aterramento de depressões, realização de cortes e remoções dos locais onde existem materiais em excesso, tornando-o uniforme.
Com tudo, para realizar o processo, retira-se a terra dos locais mais altos e a deposita nas partes mais baixa do terreno, tornando-o nivelado. Sobretudo, o processo também envolve a limpeza do local; Para isso remove-se qualquer coisa, indo de detritos, vegetação, pedras entre outros fatores que influenciem sobre a obra.
Como é realizado este serviço
A terraplenagem num primeiro momento parece algo simples, porém é necessário uma análise para que seja realizado corretamente. Portanto, antes de realizar o serviço é ideal contatar um profissional para avaliação do que pode ser feito.
Todo esse processo necessita de máquinas de construções; Assim, utiliza-se retroescavadeiras, pá carregadeiras e tratores de esteira. Possibilitando o nivelamento do solo de maneira eficiente e muito mais rápida.
Resumidamente, como funciona:
- Desmatamento – é a primeira etapa do processo, retirar a maior parte da vegetação, mas lembre-se: é necessário verificar com os órgãos responsáveis na sua cidade quais as medidas legais para a retirada das árvores. Os equipamentos utilizados são moto-serras, pás, serras.
- Destocamento – é o processo da retirada dos tocos e de todo entulho que sobrou da vegetação, geralmente, é feito através de queimada.
- Limpeza – após a queimada, é hora de limpar todos os resíduos que sobraram. Depois é necessário retirar a camada vegetal, parte que não pode ser usada como aterro, pois serve como banco genético.
Quando o especialista analisa o terreno, ele pode escolher a melhor maneira de tratamento de solo. Esta varia entre:
- Por meio de escavação, quando a terra é apenas retirada do local, por aterramento, quando é preciso colocar terra no terreno;
- Por meio de drenagem, quando é feita a retirada de água, por destocamento, quando é preciso realizar a retirada de restos de árvores ou plantas;
- Por demolição, quando uma construção já existente é derrubada para dar lugar a outra;
- Por meio de compactação do solo, quando são utilizados rolos compressores para gerar estabilidade ao terreno.
É importante que o processo seja feito por profissionais qualificados e competentes. Isso porque uma terraplenagem mal feita pode causar uma série de problemas, como erosão e deslizamento de terra.
Veja mais postagens relevantes sobre diversos conteúdos aqui.