Yaslip Classificados

Demolição: Como ocorre este evento

demolicao-thumb

Demolição, um evento que deixa muitos de “boca aberta”, naturalmente pela sua escala e precisão. Porém você sabe como funciona?

demolição

A demolição ou Desconstrução, consistem em derrubar, ou destruir alguma estrutura de forma precisa e calculada, independente da sua proporção, indo de casas até estádios.

Devido a sua rapidez, esses são serviços muito utilizados no mundo das construções civis; Conforme, variam desde pequenas reformas domiciliares, até grande reformas estruturais em prédios ou em demolição de grandes construções, como arenas e edifícios.

Certamente, a técnica usada para derrubar uma mega arena de futebol não é a mesma que é utilizada para derrubar uma simples parede dentro da sua casa.

Com isso, existem três métodos para demolir que diferem um do outro e sua escolha são dependentes das necessidades da construção, terreno e objetivo da obra.

1. Demolição Por Mecânica

Método utilizando o auxílio de ferramentas e equipamento mecânicos para realizar a destruição ou retiramento de algum elemento do prédio. Portanto, são realizadas geralmente por máquinas de médio e grande porte como martelos pneumáticos, carregadeiras, escavadeiras e guindastes.

Recomenda-se este tipo de demolição para ser usado para retirada total ou parcial de paredes e lajes de concreto, elementos de estrutura metálica, pisos cerâmicos, estruturas de madeira, etc.

Vantagens da demolição mecânica

Tem-se a rapidez na execução do serviço, a necessidade de menor mão de obra (porém especializada), maior capacidade de demolição e preço relativamente mais barato do que a demolição manual.

Desvantagens da demolição mecânica

2. Demolição Por Implosão

Quando utiliza-se o método com explosivos, conhecida por implosão, é a técnica recomendada para desconstruções maiores. A fim de que seja desmoronado a construção, são colocados explosivos nos pilares de apoio do prédio. Geralmente essa é feita em área urbanas para demolir grandes estruturas, como arranha-céus, pontes, estádios etc.

Por fim, mexer com explosivos exige muita cautela, uma das mais importantes etapas é a de identificação dos principais elementos e áreas da estrutura; Assim, decidindo o melhor tipo de explosivo a ser usado, onde colocá-los estrategicamente e a temporização das detonações. Sobretudo, para realizar este método necessita-se um estudo detalhado sobre a planta do local.

Todavia, também é necessário uma equipe especializada para evitar acidentes e qualquer dano adicional que os explosivos podem causar.

Abaixo temos alguns vídeos de demolições reais, realizadas utilizando explosivos. Ressalto que as explosões ocorrem de forma sequencial.

3. Demolição Manual

Este método é recomendado em construções de proporções menores e requisitam um cuidado maior com a estrutura. Pelo fato de ser realizado justamente pelo uso de ferramentas manuais, exigindo mão de obra maior.

Conhecido também por demolição sustentável, este método traz maior reaproveitamento do material removido ou sua reciclagem. Por isso recebe esse nome; Afinal, ele minimiza a quantidade de entulho gerado pela demolição.

Conclusão

Independente do método de demolição, assegure-se sempre de estar de acordo com as leis. Este tipo de trabalho precisa de “100% de certeza”, portanto não faça do seu projeto um acidente ao próximo.

Veja mais postagens relevantes de diversos assuntos aqui.

Sair da versão mobile