Yaslip Classificados

Poço Artesiano em São José do Rio Preto

Abaixo, falaremos sobre Poço Artesiano em São José do Rio Preto, e como ele pode vir em seu auxílio. Suas vantagens, sua definição, e seus principais benefícios.

Definição de um poço artesiano
Um poço artesiano é um tipo de poço perfurado em um aquífero artesiano, uma camada de rocha permeável presa entre camadas impermeáveis. Portanto, nesse aquífero, a água está sob pressão natural e, quando atingida pela perfuração, sobe espontaneamente à superfície sem a necessidade de bombeamento.

A água pode não ser diferente, mas chega à superfície de maneira um pouco distinta. A água subterrânea em aquíferos confinados entre camadas de rochas pouco permeáveis, como argila ou xisto, pode estar sob pressão. Se um poço perfurar esse tipo de aquífero confinado, a água então subirá acima do topo do aquífero e pode até fluir do poço para a superfície. Considera-se que a pressão artesiana confina a água dessa maneira, e chama-se o aquífero de aquífero artesiano. A palavra “artesiano” vem da cidade de Artois, na França, a antiga cidade romana de Artesium, onde os poços artesianos mais conhecidos foram perfurados durante a Idade Média. O nível ao qual a água sobe em poços revestidos de forma estanque em aquíferos artesianos é chamado de superfície potenciométrica.

Poços profundos perfurados em rocha para atingir o nível do lençol freático e que se estendem muito abaixo dele são frequentemente chamados de poços artesianos na linguagem comum, mas essa não é necessariamente uma utilização correta do termo. Como resultado, esses poços profundos podem ser semelhantes a poços comuns mais rasos; a grande profundidade, por si só, não os torna automaticamente poços artesianos. Contudo, o termo “artesiano”, usado corretamente, refere-se a situações em que a água está confinada sob pressão abaixo de camadas de rochas relativamente impermeáveis.

Vantagens de Poço Artesiano em São José do Rio Preto:

1. Economia a longo prazo

2. Independência e segurança hídrica

3. Qualidade da água

4. Sustentabilidade

5. Valorização do imóvel

Sair da versão mobile