Os Poços Tubulares Profundos também são conhecidos como poços artesianos, estes são utilizados para o aproveitamento da água do subsolo, praticamente encontrada em todas as regiões do globo terrestre.
Os Poços Tubulares Profundos passaram a ser classificados como de domínio da União ou do Estado após as alterações feitas na Constituição Federal em 1988. Sendo consideradas águas de domínio da União, os rios e lagos que banham mais de um Estado ou Fronteira com países vizinhos. E de domínio do Estado, às águas superficiais ou subterrâneas, fluentes, emergentes e em depósito no espaço geográfico do Estado.
Neste caso o domínio do Estado é quem tem autorização para projetar e realizar os Poços Tubulares com intuito a conciliar os interesses de uso da água subterrânea e superficial.
Para a realização de Poços Tubulares Profundos é necessário:
- Informar ao SAME – Serviço de Autônomo Municipal de Água e Esgoto, a intenção da perfuração, com seus estudos devidamente feitos.
- Solicitar ao DRH – Departamento de Recursos Hídricos do Estado, uma autorização para o projeto;
- Depois de autorizado, deve-se apresentar novamente ao SAMAE o relatório final, com as devidas informações de localização, coordenadas, entre outros dados importantes.
- Com isso o SAMAE irá emitir um atestado informando a legalidade do poço tubular profundo ao DRH.
A Techno Água possui outros serviços como: Perfuração de Poços de Monitoramento e Venda de Reservatório Metálico