A obesidade é tratável através das mudanças de hábitos alimentares e exercício físico. Mas em alguns casos a cirurgia para redução do estômago se faz necessária; Para dar andamento em todo procedimento são exigidos muitos exames clínicos e o laudo para cirurgia bariátrica.
A cirurgia reúne um conjunto de técnicas de diminuição do estômago para a redução do peso e necessita de intervenção médica. Sobretudo, o procedimento é feito quando as atividades físicas não causam mais efeito no paciente obeso; Além disso, a cirurgia é reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina.
O Laudo, como funciona?
O laudo para cirurgia bariátrica se divide em nutricional, endócrino, cardiológico e psicológico. Todos possuem sua devida importância e devem ser fornecidos por profissionais habilitados.
A Dra Talitta Maciel, especialista, realiza os laudos. No nutricional a profissional avalia a ingestão de vitaminas, minerais e o consumo de alimentos proteicos, calóricos, doces e afins. Eventualmente, é feita uma anamnese alimentar com anotações da freqüência alimentar, entre outras informações que permitem identificar as deficiências nutricionais; visando evitar riscos na cirurgia.
Antes da cirurgia, a nutricionista elabora um programa alimentar com ingredientes de baixa caloria para reduzir a gordura do organismo; enfim, é emitido o laudo para cirurgia citando o parecer da profissional com relação a cirurgia.
A nutricionista desempenha um papel fundamental no pós cirúrgico dos pacientes, pois é dado o início de uma nova fase, onde a alimentação saudável fará parte do cardápio do operado. O laudo para cirurgia bariátrica apenas atesta suas condições de realizar o procedimento, mas os resultados dependem de cada pessoa em específico, pois o esforço e determinação devem predominar.
Veja mais postagens relevantes de diversos assuntos, clique aqui.