Caracterizada por folhas muito estreitas, pequenas e pontiagudas, coloração verde intenso, enraizamento e desenvolvimento por estolões abundantes, necessita de sol pleno. Forma um gramado denso e macio, conhecida por formação de tufos no gramado devido ao abundante crescimento de estolões.
A grama coreana, também é conhecida como grama japonesa, grama mascarenha e grama veludo, é uma gramínea pertencente à família Poaceae. A grama coreana (Zoysia Tenuifolia) é muito utilizada como gramado em projetos residenciais, comerciais e, muito comumente, também é encontrada em campos de golfe localizados em regiões de clima subtropical a tropical. É um tipos de grama de crescimento lento que necessita de pouco aparo, porém é muito sensível à climas frios e necessita de adubações semestrais e irrigações regulares.
Esse tipo de grama não reage bem ao pisoteio. De todo o grupo, é a que mais necessita de cuidados periódicos, principalmente quanto a irrigação. É recomendada para jardins orientais ou aqueles de desenho delicado, que incluam forrações e arranjos de plantas ou vasos, além de combinações com outros tipos de grama.
A Grama Coreana deve ser cultivada a pleno sol, em solos férteis, com adubações semestrais e irrigações regulares. Não tolera secas prolongadas. Ela pode alcançar de 10 a 15 cm de altura, mas cresce num ritmo bem reduzido e raramente requer aparo para manter seu comprimento ou aparência.
Suas folhas maciças que se assemelham a finas lâminas pontiagudas fazem da grama coreana uma excelente escolha para o paisagismo e é muito utilizada em jardins orientais, ao redor de pedras e perto de lagos ornamentais. Ela cresce muito bem em torno de caminhos de pedras ou quando utilizada como cobertura ao redor de uma árvore frutífera, lugares onde um gramado totalmente uniforme não é extremamente necessário.
A grama Coreana produz folhagem morta em grande quantidade e que necessita ser retirada periodicamente, também demanda uma boa concentração de nutrientes no solo que devem ser repostos com o trabalho de fertilização semestral. Não suporta climas frios e só se desenvolve bem a pleno sol, o que exige que seja regada regularmente. Não tolera períodos de seca e tem pouca resistência ao pisoteio.
Veja também Grama para campo de futebol