O teste psicológico Palográfico pode ser considerado um teste expressivo de personalidade. Além disso, sua utilização permite investigar uma série de características do indivíduo avaliado.
Criado por Salvador Escala Milá no Instituto Psicotécnico de Barcelo, na Espanha, o teste foi desenvolvido e difundido no Brasil por Agostinho, Minicucci.
A primeira edição do teste no Brasil foi publicada pela Vetor Editora em 1976. Além disso, outras edições e livros complementares relativos à fundamentação teórica do teste psicológico Palográfico foram publicados.
A aplicação do teste psicológico Palográfico é simples e rápida; dura em média 10 minutos, considerando as instruções e a realização do teste. Com relação ao público-alvo, o teste psicológico Palográfico, é igualmente aplicável em crianças a partir de 8 anos. Além disso, os adolescentes e adultos, de forma individual ou coletiva.
Quando comparado a outros instrumentos disponíveis, o teste psicológico Palográfico destaca-se, além da facilidade e agilidade com que é aplicado, pelo fato de medir um comportamento expressivo, cuja resposta do indivíduo não é intencional, minimizando a possibilidade de controle dos estímulos.
Ressalta-se a amplitude de possibilidades para utilização do teste, pois ele pode ser utilizado nos processos de obtenção. Existe a renovação ou mudança de categoria da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Além disso, em avaliações psicológicas para permissão de registro e/ou porte de arma de fogo, na prática clínica, em cargos de risco e no ambiente organizacional.
A Coleção do teste psicológico Palográfico é composta por 1 Livro de instruções do teste, 4 Livros de aplicação (25 folhas) do teste, 5 roteiros de avaliação do teste.
Confira também nossa Avaliação Psicológica No Trânsito e testes como Teste de Inteligência, Testes Psicotécnicos e Teste Palográfico realizados pela Vetor Editora.