O Teste Palográfico é um teste expressivo que avalia características de personalidade. Sua aplicação leva em torno de 10 minutos, considerando instruções de aplicação e realização do teste. Porque a tarefa que o candidato deve realizar no teste é a cópia do traçado desenhado na folha. Após a aplicação o profissional terá de mensurar quantitativamente e avaliar qualitativamente o teste, para então interpretar os resultados.
O Teste Palográfico pode ser aplicado individual ou coletivamente, em pessoas que tenham entre 16 e 60 anos, independentemente da escolaridade. Além disso, a correção do teste pode ser feita manualmente ou pelo sistema de correção informatizada do Teste Palográfico – SKIP.
Os contextos mais indicados para a utilização do Teste Palográfico são obtenção, renovação ou mudança de categoria da Carteira Nacional de Habilitação, clínico, porte de arma, cargos de risco e organizacional.
A Coleção do teste é composta por: 1 livro de instruções do teste, 4 livros de aplicação (25 folhas) do teste, 5 roteiros de avaliação do Teste Palográfico.
Concluindo as informações importantes referentes à avaliação dos palos poderiam estar melhor organizadas.
Além disso, as tabelas estão dispostas em vários locais do manual, o que pode dificultar a compreensão do psicólogo sobre qual delas utilizar.
Embora a avaliação desses aspectos seja qualitativa, para a maioria deles há tabela normativa conhecido na Vetor Editora. Mas sem que haja a especificação das características da amostra, ou seja, não há divisão por sexo e escolaridade. Onde por exemplo, e não há explicação para a ausência dessa informação.